Curso “O golpe de 2016 e o futuro da democracia” tem aula com a professora Josefa nesta quarta-feira, 4

A professora Dra. Josefa Batista Lopes, aposentada do curso de Serviço Social da UFMA, traçará um panorama sobre a escalada da luta de classes e o avanço do conservadorismo no Brasil e no Mundo, desde a Revolução Russa de 1917 até o golpe midiático-parlamentar no Brasil em 2016.

A explanação acontece no Auditório do CCSo (Centro de Ciências Sociais da UFMA, no Campus do Bacanga), nesta quarta-feira, 4 de abril, como parte do curso de extensão “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, que teve início na Universidade na última semana, com aula magna do professor Agostinho Marques, aposentado do curso de Direito.

Além de Josefa, que atua no programa de pós-graduação em Políticas Públicas da UFMA, fazem parte do corpo docente do curso nomes como Agostinho Marques, Antonio Gonçalves, Arleth Borges, Cláudio Mendonça, Franklin Douglas, Ilse Gomes, Lindon de Araújo Santos, Maria Mary Ferreira, Marcelo Carneiro, Silvane Magali Nascimento, Saulo Pinto e Wagner Cabral.

O programa de extensão acontece ainda como resposta aos ataques à autonomia universitária e de liberdade de cátedra, que são direitos assegurados pela Constituição, desferidos recentemente através do ministério da Educação, utilizado como aparato do governo golpista para atacar as universidades brasileiras, os institutos federais e qualquer plataforma educacional mais libertadora, além, é claro, da Educação Pública.

Inscreveram-se para participar das aulas mais de uma centena de alunos.