Cantora Helyne faz espetáculo Ribanceira, hoje, 10 de maio, às 20h, no Reocupa, no Centro Histórico

Ribanceira é o nome de estreia do primeiro show em carreira que a cantora Helyne apresenta na noite deste dia 10 de maio, em única apresentação, no Re(o)cupa, em São Luís.

Natural da cidade de Imperatriz, ela integrou dois grupos musicais: o Flor de Cactus (trio vocal) e o Flor de Maracujá (grupo feminino de pesquisa e de percussão de caixa), e vem desenvolvendo um trabalho vocal próprio junto com a pesquisa sobre toques de caixa de expressões da cultura popular.

Junto à voz e ao toque de caixa de Helyne, a apresentação musical terá a participação do violonista João Simas.

Ribanceira

Este projeto, que ganhou o nome de Ribanceira para expressar a p​​oética sonora do canto e canções que resgatam memórias, oralidades e subjetividades das pessoas que vivem à beira dos rios.
 
“Ribanceira é um projeto que vem apresentar essa possibilidade do canto vinculado à tradição vocal de tantas mulheres, caixeiras, e também a obra de compositores da música brasileira que carregam um sentimento muito próprio e tão profundo quanto a poética que está nas águas dos rios”, explica Helyne.



O projeto, além de propor uma experiência musical com a narrativa de canções que falam do rio, das águas e de uma ancestralidade que está no toque de caixa, também apresentará a obra de compositores que têm na pesquisa e observação da cultura popular a base para inspiração de suas canções, a exemplo de Déa Trancoso, Simone Guimarães, Consuelo de Paula e Tiganá Santana.

O espetáculo tem início às 20h, no Reocupa, no Centro Histórico de São Luís, com entrada franca.

Re(o)cupa

Bom lembrar que, respeitando a filosofia e a ideia de resistência da Casa, os convidados devem levar recipientes para bebidas (caneca/copo). O cardápio do reocupa inclui coxinha vegana (a partir das 17h) nos sabores (recheios) de abobrinha, cabbage, palmito (R% 5,00). A partir das 18h, Burger Resistência, nas opções cabbage ou berinjela (+ alface + tomate + cebola + mandioqueijo + molho vegan + pão australiano  – R$ 12,00). Parceria com Roman Alimentos Artesanais.

A entrada é gratuita.

Re(o)cupa – Rua Afonso Pena, 20 – Centro de São Luís.

#reocupa
#culturaderesistencia
#resistoassimexisto
#tragasuacaneca